ReviewEssays.com - Term Papers, Book Reports, Research Papers and College Essays
Search

Winterset Bankshares

Essay by   •  February 16, 2011  •  Research Paper  •  2,859 Words (12 Pages)  •  1,772 Views

Essay Preview: Winterset Bankshares

Report this essay
Page 1 of 12

НNDICE

Нndice 1

Objectivo 2

ProjecÐ*гo econуmica para 1994 2

ProjecÐ*гo de taxa de juro e sua influкncia 3

Diferentes posiÐ*Ñ...es sobre a sensibilidade da taxa de juro 6

O que fazer aos $111 milhÑ...es? 8

Necessidades de liquidez 8

Aumentar ou diminuir a exposiÐ*гo? 9

OBJECTIVO

Durante o nosso trabalho procuraremos construir uma crнtica Ðo informaÐ*гo e comentбrios que foram realizados durante o ALCO Comittee do Winterset Bancshares. Para facilitar e melhor estruturб-lo, procuraremos responder a cada uma das questÑ...es separadamente.

PROJECÐ--Ð"O ECONУMICA PARA 1994

Antes de comeÐ*armos a fazer a anбlise tendo em conta o que nos й demonstrado pelos anexos pensamos ser ÑŠtil fazer uma ressalva que para nуs se prefila de extrema importвncia: muitas vezes, as variбveis econуmicas apresentam comportamentos que em nada se assemelham ao seu comportamento passado. De facto, a anбlise daquela tendo apenas em conta o seu anterior desenvolvimento poder-se-б revelar imprudente e leviana. Repare-se que a anбlise tйcnica nгo й infalнvel e, na maioria das vezes, o mais importante esconde-se para alйm de informaÐ*Ñ...es e sinais transmitidos pela economia. Acreditamos nas previsÑ...es e opiniÑ...es de Jorge Padilla, por contrapartida com um conjunto de informaÐ*Ñ...es passadas, pois as suas posiÐ*Ñ...es sгo tomadas com conhecimento das informaÐ*Ñ...es visнveis pelos agentes econуmicos, formadas atravйs de expectativas racionais. Tendo isto em mente, passemos Ðos projecÐ*Ñ...es para cada um dos items pedidos.

O crescimento do PIB nгo й referido durante o texto. No entanto, pela anбlise do exibith 6 a sua tendкncia parece ser a de crescimento moderado, estando por isso, a economia num ciclo positivo de crescimento econуmico. Esta posiÐ*гo й fortalecida pela taxa decrescente de desemprego observada em todo o paнs. De notar que a taxa de desemprego do Mid-West tem apresentado uma certa convergкncia em relaÐ*гo Ðo taxa de desemprego mйdia do paнs.

Quanto Ðo taxa de inflaÐ*гo as projecÐ*Ñ...es apontam para uma subida da mesma provavelmente em resultado do aumento quer da base monetбria quer do agregado M2. Embora a tendкncia passada tenha sido a de descida daquela, o aumento destes poderб ser agora incorporado nas expectativas dos indivнduos levando, assim, ao aumento da taxa de inflaÐ*гo. Na eventualidade de um aumento da taxa de juro pelo FED, este aumento й evitado.

Tanto a '10 year treasury note' como a '3 month treasury bill' apresentaram, nos ÑŠltimos anos, uma tendкncia decrescente. A yeld curve й positivamente inclinada, no entanto verifica-se uma tendкncia para o decrйscimo do seu declive, pelas referidas expectativas inflaccionistas e de uma possнvel variaÐ*гo da taxa de juro (para os primeiros 6 meses, como para os ÑŠltimos de 1994). Existe a possibilidade das taxas de juro serem aumentadas, especialmente as de longo prazo pois й nestas onde a amplitude de variaÐ*гo entre um perнodo e o outro й maior. Esta variaÐ*гo й incerta na medida em que o crescimento esperado da economia й ligeiro, o Fed enfrenta o trade-off de por um lado ter uma atitude contra-ciclica de aumento das taxas para evitar o cenario inflacionista, ou por outro lado nгo o saber, sob pena de inviabilizar o arranque da economia.

O cenбrio de expansгo monetбria verificada atй ao momento parece ter chegado ao fim, encontrando nos nуs neste momento num ponto de inflexгo. A tendкncia do decrйscimo dos agregados monetбrios jб й visнvel no exhibit 5.

PROJECÐ--Ð"O DE TAXA DE JURO E SUA INFLUКNCIA

A prespectiva de taxa de juro revela-se de extrema importвncia para as decisÑ...es que um Banco toma em todas as suas бreas de negуcio. Й sobre elas que se vai trabalhar um portfolio de 'assets' and 'liabilities' que melhor se enquadre ao ambiente existente.

Neste caso й muitas vezes referido o 'repricing gap model'. Embora com as suas grandes limitaÐ*Ñ...es, este modelo permite-nos retirar ilaÐ*Ñ...es simples e de fбcil compreensгo:

- se a tendкncia fosse a de descida das taxas de juro seria importante manter um GAP negativo e, assim, a polнtica do WB revelar-se-ia apropriada e geradora de elevados ganhos. Estariam a adoptar a estratйgia de 'riding the yeld curve'.

- se a tendкncia for a de subida alguma reconversгo й necessбria. Com um GAP negativo e uma prespectiva de subida de taxa de juro, a variaÐ*гo da 'Net Interest Margin' serб negativa e tal terб repercurssÑ...es negativas importantes no lucro da nossa instituiÐ*гo bancбria. Por outro lado, esta subida terб um forte impacto no valor dos assets and liabilities do banco. Importa para este perceber, se a diminuiÐ*гo do valor se darб mais do lado do activo ou do passivo do banco e assim entender se o valor de mercado do nosso capital sofrerб uma pressгo de ascensгo ou de descida.

Caso esta situaÐ*гo se revele, torna-se importante reduzir a sensibilidade das liabilities, por forma a nгo sofrerem contнnuos aumentos na taxa de juro a pagar aos seus financiadores e credores, e fazer com que todos os seus activos apresentam taxas os mais variбveis possнveis, na expectativa de deslocaÐ*гo para cima da yeld curve e potenciais ganhos com este repricing.

Uma coisa й de se notar - num perнodo expansionista a ideia serб a de deter GAP's positivos. Segundo a nossa previsгo macroeconуmica й exactamente neste perнodo que nos encontramos.

EFEITOS DA SUBIDA DAS TAXAS DE JURO

Segundo o modelo que estudamos do 'Repricing Gap', caso as taxas de juro subam haverб um efeito negativo na net interest income do Winterset Bancshares graÐ*as ao seu GAP negativo como podemos observar no anexo 3:

Quanto Ðo sensibilidade efectiva dos prime-based loans acreditamos que esta depende, em muito, do ambiente que

...

...

Download as:   txt (19.2 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continue for 11 more pages »
Only available on ReviewEssays.com