ReviewEssays.com - Term Papers, Book Reports, Research Papers and College Essays
Search

Semelhanð*as E Diferenð*as Entre Scp E Porter

Essay by   •  December 18, 2010  •  Research Paper  •  428 Words (2 Pages)  •  1,143 Views

Essay Preview: Semelhanð*as E Diferenð*as Entre Scp E Porter

Report this essay
Page 1 of 2

De acordo com Barney (1986) o modelo das organizaÐ*Ñ...es industriais foi inicialmente desenvolvido com o objetivo de auxiliar os responsбveis pelas polнticas governamentais na anбlise das atividades dos diversos setores econÑ„micos e na formulaÐ*гo dessas polнticas. Dois acadкmicos - Bain e Mason - foram os pioneiros nessa tarefa e os primeiros a relacionar as caracterнsticas estruturais da indÑŠstria com o desempenho das firmas. Essa relaÐ*гo ficou conhecida como o paradigma SCP (Structure - Conduct - Performance), ou seja, a conduta (estratйgia) e o desempenho (performance) das firmas seguem diretamente os atributos estruturais da indÑŠstria.

Trabalhando em cima dos pontos de vista do modelo SCP Porter construiu, como jб comentei em anбlise anterior, o que Mintzberg (2001) chamou de pontes intelectuais entre os campos da polнtica administrativa e as organizaÐ*Ñ...es industriais. Barney (1986) faz um interessante sumбrio das caracterнsticas do modelo de organizaÐ*Ñ...es industriais, colocando Bain e Mason como teуricos no campo da Microeconomia e Porter como teуrico no campo da Estratйgia.

A partir das caracterнsticas da estrutura da indÑŠstria constantes do modelo SCP, conforme se vк em Scherer e Ross (1990, Cap. I), Porter elabora a estrutura das forÐ*as que definem a postura bбsica de concorrкncia em uma indÑŠstria, configurando em 5 forÐ*as bбsicas aquilo que o modelo SCP chamou de condiÐ*Ñ...es bбsicas da estrutura de mercado. Utilizando o mesmo referencial teуrico, Porter todavia faz o que Barney (1986) chamou de virar de cabeÐ*a para baixo os objetivos originais de polнtica econÑ„mica, pois o centro da atenÐ*гo passa a ser a empresa, ou seja, nгo se trata mais de estudar a indÑŠstria para reduzir o retorno das empresas para um nнvel competitivo, mas sim de estudar a indÑŠstria para saber como uma empresa pode aumentar sua rentabilidade construindo defesas contra as forÐ*as competitivas ou encontrando posiÐ*Ñ...es na indÑŠstria onde as forÐ*as sгo mais fracas.

2. Discussгo do caso proposto Wal Mart. Analise a indъstria na qual o Wal Mart compete, considerando o modelo SCP. O nнvel do Wal Mart na cadeia de valor deve ser tomado como centro da anбlise.

BIBLIOGRAFIA

BARNEY, Jay. Types of competition and the Theory

...

...

Download as:   txt (3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continue for 1 more page »
Only available on ReviewEssays.com