ReviewEssays.com - Term Papers, Book Reports, Research Papers and College Essays
Search

Discussing the Factors That Create and Enable Sustaining a Profitable Business Strategy (portuguese)

Essay by   •  November 24, 2016  •  Article Review  •  562 Words (3 Pages)  •  1,254 Views

Essay Preview: Discussing the Factors That Create and Enable Sustaining a Profitable Business Strategy (portuguese)

Report this essay
Page 1 of 3

Neste artigo o autor pretende alertar e discutir os factores que criam e permitem sustentar uma estratégia de negócio rentável.

Nos anos 80s e 90s muitas empresas sofreram enormes prejuizos porque não estavam a conseguir adaptar os seus planos estratégicos ao mercado, até que chegou uma nova visão que

Os recursos de uma empresa têm a capacidade de ditar o sucesso ou insucesso desta, e esta visão-recursos que é construida sobre a visão factores externos, factores internos poderá ser a solução necessária para guiar a performance da empresa no mercado dinâmico.

Os recursos podem ser de dois tipos, físicos como um telefone, ou intangiveis tal como o nome de uma marca ou um know-how tecnológico.

Quando uma empresa possui um recurso valioso , este pode ter uma vantagem competitiva, na medida em que este permite à empresa aumentar a sua produtividade e até mesmo de maneira mais rentável, do que os seus competidores. No entanto não basta apenas ter esse recurso, é muito importante desenvolver a melhor estratégia possivel para tornar esse recurso o mais proveitoso possível.

Os recursos nunca podem ser avaliados isoladamente, dado que existe uma série de forças de mercado que interagem com este. Um recurso pode ter um papel numa empresa, no entanto o mesmo pode não ser verdade se outra empresa o possui-se. É importante avaliar o valor de um recurso, sendo que existem 5 testes externos para o fazer. Estes testes passam pelo teste à imitabilidade do produto, dando importância ao factor uniqueness do mesmo, ambiguidade causal, dissuasão económica. O segundo teste avalia a durabilidade de um produto, ou seja, quanto mais longo este durar, mais valor lhe é atribuido. Neste teste há uma distinção clara entre a duração longa do nome de uma marca com um know-how tecnológico que é muito curta. O terceiro teste avalia a apropriabilidade, ou seja quem é que capta o valor que este recurso cria. O quarto teste avalia a substituibilidade de um produto, ou seja se um produto pode ser superado por outro tipo de recurso. Por fim temos o teste de superioridade competitiva onde é dada bastante importância à desagregação profunda de recursos com o objectivo de encontrar de facto aquele que é realmente importante. Muitos gestores cometem o erro de nominar recursos que pensam eles ser criticos , baseando-se apenas na sua intuição enquanto

...

...

Download as:   txt (3.4 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continue for 2 more pages »
Only available on ReviewEssays.com